Indústria 4.0: conceitos, vantagens dessa tecnologia



A transformação na Indústria tem sido acompanhada há mais de dois séculos, a Primeira Revolução Industrial, por meios do séculos 18, com a mecanização de máquinas a vapor e a substituição do trabalho humano impactou economias e até mesmo a sociedade da época. No século por diante, tivemos a Segunda Revolução Industrial, devido a expansão do uso do petróleo e eletricidade como formas de energias, dando início a produção em massa. A Terceira Revolução Industrial, no século passado, meados anos 1969, destacada pelo uso de computadores, com uma combinação de algoritmos, a indústria passou a ter uma informação ágil e intuitiva.



A Quarta revolução industrial, conhecida como Indústria 4.0, no século atual, tem um conceito de uma interação do mundo físico ao digital, denominada pela conectividade e sendo analisada simultaneamente todas as operações da indústria, obtendo-se vantagens como: redução de erros, diminuição de custos, aumento da produtividade, oferecendo mais produtividade e eficiência nos processos.


A Indústria 4.0 é englobada por algumas tecnologias de ponta como: a Internet Das Coisas (IOT), onde seria a conectividade das máquinas à internet com capacidade de executar comandos e ações, a Inteligência Artificial, onde máquinas e equipamentos tem softwares com algoritmos para solucionar típicos erros do dia a dia, o Big Data, seria o uso de dados concretos que servem para embasar decisões, estabelecer estratégias, grande volume de dados que podem ser analisados para gerar insights, o Sistema Ciber Físico corresponde a digitalização de objetos físicos, seria uma cópia digital da indústria, podendo ser utilizados digitalmente e remotamente sem ocupar espaços físicos.


No cenário nacional, segundo dados de 2018, apresentados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), apenas 2% emergem nesse conteúdo, diante esses números, o Brasil, ainda há muito para amadurecer quanto o assunto é a aderência as conceito da Indústria 4.0.


A indústria 4.0 propõe evoluir no mercado de trabalho, exigindo uma mão de obra especializada, aumentando setores estratégicos e minimizando setores operacionais, tendo por si proporcionando maior eficiência em seus processos, isso vem sendo analisado, pela simplificação dos processos e o aumento a dados úteis ajudam a maximizar a produtividadade e minimizar a quantidade de recursos usados.


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp1.png